| Foto: Nycolas Ribeiro |
Esta lista é recheada de saudades de algumas coisas que nem vivemos, no tempo dos primórdios da internet, onde viver era aparentemente tão simples, mas na verdade tão complexo quanto hoje em dia. Então, prepare-se para a nossa lista mais saudosista:
10: Pet Shop Boys – Being Boring
Os anos 90 começam com a sensualidade P&B dos Pet Shop Boys, em um clima de liberdade, diversão e classe. Dos banhos de espuma às danças de b-boys, esse clipe nos faz querer sair nus por aí, participando de festas, sem o medo de que isso caia na internet.
9: Björk – Big Time Sensuality
Sair pelas ruas de Nova York em um caminhão não é algo específico dos anos 90, mas o vestidinho + blusa cropped de pelúcia aliado ao penteado cheio de coques de Björk, faz com que queiramos dançar ao som dessas batidas típicas de uma festa clubber. E Nova York é maravilhosa em qualquer década!
8: Garbage - Only Happy When It Rains
Shirley Manson é uma musa dos anos 90: suas botas, seus vestidos, seu cabelo, tudo. Garbage é tão a cara da década que muitos clipes de bandas de rock alternativo copiam até hoje a forma de construção desse vídeo. É daquelas canções que dá até vontade de formar uma banda, só para fazer um cover.
7: The Cardigans – Lovefool
Assistir a “Lovefool” é sentir-se como o personagem do vídeo, que vai às lágrimas ao ouvir a fita K7 vermelhinha. São três minutos que definem o amor nos (e pelos) anos 90. E o que são as roupa da Nina Persson? E o cabelo dela? O Cardigans é a Suécia provando que é maravilhosa desde sempre.
Os cabelos curtos e o visual quase masculino de Natalie Imbruglia formam uma imagem quase clássica dos anos 90. É impossível pensar na década sem pensar no refrão da australiana, neste que é um de seus maiores sucessos. E, claro, queremos nossa casa sendo desmontada como o cenário de Natalie!
PS.: “Torn” é tão maravilhosa que tem até uma versão em português feita pelas garotas do Rouge!
5: Alanis Morissette – Ironic
Alanis em sua fase doida e sem banho já valeria a volta para os anos 90, mas a aura evocada pelo vídeo dá aquele impulso de pegar o carro, reunir os amigos e sair a esmo, cantando canções cheias de mágoa.
Sem contar que a tendência das tranças à la Alanis poderiam voltar!
Há 30 anos Madonna tem sido a representação das mudanças deste planeta, portanto foi muito difícil escolher apenas um clipe da rainha do pop para integrar essa lista, mas ficamos aqui com “Justify my Love”. A fase mais sensual de Madonna, num vídeo P&B onde a sexualidade está à flor da pele e o olhar de Tony Ward nos envolve. Este é o primeiro passo para a fase “Erotica” da cantora, porém deixamos aqui dito: reveja também os clipes de “Erotica”, “Deeper and Deeper” e “Ray of Light”.
Jeans rasgados, camisas de flanela, skates e guitarras distorcidas: toda e qualquer pessoa que ama o grunge deve passar primeiro por este vídeo. Os nova-iorquinos do Sonic Youth são umas maiores referências de Kurt Cobain e dão a cara da moda de qualquer um que se dissesse do rock naqueles tempos. Pega a camisa de flanela, dê play e dance igual a garota em frente a banda: bem-vindo de volta aos anos 90.
A adolescência nos subúrbios norte-americanos num tempo pré-internet, em que a vida estava nas ruas e jogar papel higiênico para o alto ou invadir piscinas alheias era o que havia de mais underground a se fazer. Um vídeo delicado, com um Billy Corgan um tanto quanto melancólico, falando sobre as agruras de não ser mais adolescente, enquanto canta “the street heats the urgency of now”.
PS.: o clipe “Perfect” é a continuação deste e apresenta os personagens enfrentando os problemas da vida adulta.
Se todos os clipes dessa lista nos dão vontade de voltar aos anos 90, este é os anos 90! Dê play e sinta-se transportado para a década em pouco mais de 3 minutos. Depois, reúna os amigos e saia pela rua dançando!
Certamente faltou algum clipe que também lhe cause esse saudosismo, então compartilha com a gente nos comentários!
