As canções pop tem por intuito grudar em nossa cabeça e jamais sair, sabemos de cor o refrão de um sem-número de singles de cantoras pop ou, ainda, a batida fica repetindo em nosso inconsciente e, quando nos damos por conta, estamos lá, a cantarolar as canções de Beyoncé ou Rihanna. Essa relação quase que cotidiana com as canções pop também acomete os artistas ditos alternativos e assim surgem versões completamente inesperadas, onde os ritmos se embaralham, os refrões soam mais dramáticos ou outras coisas. Esse top 10 reúne algumas dessas divertidas e interessantes versões.
10: Too Little Too Late - Daniel Rossen
A cantora/atriz JoJo anda um tanto quanto desaparecida, porém em 2006, o hit "Too little too late" fez a cabeça e o coração de muitas adolescentes. O Daniel Rossen, integrante do Grizzly Bear e do Department of Eagles, em sua carreira solo foi lá e fez uma versão toda delicada, com direito a jogo de vozes, com todo um drama que a cena indie folk adora. Claro que ficou uma coisa linda de se ouvir.
Ouça a original de JoJo aqui.
9: I Miss You - The xx
"Miss You" é uma balada romântica de terna beleza escrita por Frank Ocean e gravada por Beyoncé no seu disco "4". A canção ganhou uma versão toda minimalista e cheia da melancolia típica do The xx, quase como se a canção fosse feita por eles. Há ainda uma versão ao vivo do próprio Frank Ocean, que vale ser conferida.
Ouça a original de Beyoncé aqui.
8: Blue Jeans - Pulled Apart by Horses
"Blue Jeans", ao lado de "Video Games", catapultou Lana Del Rey ao estrelato em 2011, com suas batidas que dão sensualidade ao pop. A banda de post-hardcore Pulled Apart by Horses injetou guitarras e velocidade criando uma pulsante versão rock, com direito a toda gritaria costumaz dos ingleses.
Ouça a original de Lana Derl Rey aqui.
"Countdown" é outra canção do disco "4" de Beyoncé, que éCarol toda trabalhada nas bases eletrônicas e pronta para nos fazer dançar. Porém o músico norueguês Sondre Lerche deu um clima todo calmo e delicado a canção, num versão baseada apenas em voz e violão. Ele lançou essa versão como um single de natal (!).
Ouça a original de Beyoncé aqui.
6: We are never ever getting back togheter - The Vaccines
"We are never ever getting back togheter" é uma das canções de Taylor Swift que mais trabalha com esse pop juvenil e deixa um tanto quase de lado suas referências country. Aí quando os ingleses do Vaccines fazem uma versão, você até esperaria algo veloz e intenso, porém há um pouco mais de guitarras e a versão não perde em nenhum momento o caráter quase de leveza pop da original.
Ouça a original de Taylor Swift aqui.
5: Katy on a mission - Arctic Monkeys
Katy B ainda não é um sucesso na América, porém é uma estrela pop na Inglaterra, com sua mistura intensa de R&B, dubstep e house. "Katy on a mission" é um dos maiores sucessos de seu álbum de estreia, "On a mission", de 2011. O Arctic Monkeys, por sua vez, trouxe seu estilo e sua guitarras, dando a canção um estilo tão típico da banda, que para um ouvinte mais desligado, nem notará que se trata de um cover de uma música extremamente baseada no dubstep.
Ouça a original de Katy B aqui.
4: Irreplaceable - Sleigh Bells
"Irreplaceable" é quase um clássico da carreira de Beyoncé (que nunca cantou junto "to the left, to the left"?). Quando se pensa numa versão do duo Sleigh Bells se imaginaria uma emaranhado de guitarras e um grupo de cheerleaders cantando "to the left", porém eles optaram por um clima calminho e todo delicada para esta versão.
Ouça a original de Beyoncé aqui.
3: Womanizer - Franz Ferdinand
"Womanizer" marca uma fase em que Britney Spears estava reerguendo sua carreira, depois de muita confusão. A canção é um pop bagaceiro/gostoso bem do jeito que a princesa do pop sabe fazer. A música ganhou um versão bem simples nas mãos do Franz Ferdinand, soando deliciosa na voz de Alex Kaplanos.
Ouça a original de Britney Spears aqui.
2: Diamonds - Zola Jesus
"Diamonds" foi escrito pela sueca Sia e lançado por Rihanna no disco "Unapologetic". A canção segue uma linha que Rihanna já vem adotando a algum tempo: canções pop com uma delicada melancolia, porém essa melancolia foi transformado em algo soturno e climático por Zola Jesus. Além disso, a canção ainda tem uma versão dramaticamente sensual de Jessie Ware.
Ouça a original de Rihanna aqui.
1: Crazy in love - Antony and the Johnsons
"Crazy in love" é um dos maiores sucessos da carreira de Beyoncé e figurou como a música dos anos 2000 em uma lista do VH1. Dançante, sensual, intensa, são alguns dos adjetivos que podemos dar a esta canção, porém o Antony Hegarty, do Antony and the Johnsons, foi lá e fez uma versão apaixonadamente dramática e envolvente. Uma perfeição: uma feita para se jogar na pista e outra para os momentos de mágoa. <3
Ouça a original de Beyoncé aqui.

